O prefeito eleito de Conceição do Coité, Assis, falou para a equipe do Esporte Sisal sobre o futuro do esporte coiteense, esta entrevista aconteceu pouco antes da coletiva onde foi anunciado a equipe de governo.
ESPORTE SISAL – com a extinção da secretaria de esportes, como vai funcionar o esporte no seu mandato?
ASSIS – Primeiro dizer que a extinção da secretaria de esporte ela não definitiva, nós precisamos fazer uma redução drástica na despesa do pessoal e isso só é possível extinguindo secretarias, então eu vou funcionar com 9 secretarias das quais o vice fica com uma ficando 8 e vocês vão ver um único secretários acumulando duas secretarias, portanto vamos remunerar apenas 7 secretários isto é metade do quadro que existe hoje. Enquanto não existir a secretaria de esportes vamos funcionar com departamento e vamos colocar muito esporte vinculado a educação, não vai ter maiores prejuízos a comunidade esportiva, desportistas em geral, por que nós vamos extinguir a secretaria ainda que provisoriamente, mas não vamos extinguir as atividades esportivas em nosso município.
ES –Estádio ACM que tem mais de 3 anos em reforma e esta sendo concluído agora, mas o gramado está totalmente acabado, o que pretende fazer com aquela praça esportiva?
ASSIS – É um patrimônio do povo de Conceição do Coité, é uma pena que a gente não possa expandir por que a área no em torno ali foi doada totalmente, mas vamos aproveitar o que se tem e claro em um médio prazo, não será nos primeiros três, quatro meses agente vai recuperar o gramado e transformar aquela praça esportiva em um lugar onde os desportistas coiteense possa esta todos os finais de semana com atividade de esporte, enfim ta nos nossos planos cuidar com muito carinho do estádio municipal de Conceição do Coité.
ES – Coité no intermunicipal.
ASSIS – Olha o que Coité precisava fazer no intermunicipal já fez, aquela política de um gasto muito alto para ser campeão, é uma política que talvez não seja mais adequada, eu não quero tomar decisões sozinho eu vou algumas pessoas do município vinculado ao esporte, vou nomear minha equipe assim que seja possível no primeiro momento uma equipe bem menor, mas quando a gente domar os gastos pessoal aumenta a equipe e discute, mas eu posso te dizer que sou favorável um investimento naquele montante a disputa do acesso e tentar a primeira divisão do campeonato baiano, se for um investimento menor ai a gente pensa em colocar uma equipe com mais pessoas da casa, mais atletas de Coité sem fazer maiores investimentos com o futebol amador, investimento maior a gente pode fazer com o esporte de quadra, com competições e futebol na zona rural.
ES – Então você apoiaria a seleção no intermunicipal sub-17?
ASSIS – interessante, sou muito simpático a essa idéia.
ES – Campeonatos por Conceição do Coité, principalmente o campeonato coiteense e especificamente este primeiro ano de governo.
ASSIS – Vamos definir a LIGA, que liga será, quem será o presidente, quem será a diretoria, para a partir daí a gente traçar um plano conjunto o que eu posso dizer agora é que os investimentos que foram feitos até aqui na Liga e nas competições internas a gente pode ampliar bastantes. Os prêmios que se tinha por ai não era atrativo, desde os troféus até o financieiro.
ES – As competições internas, as ligas independentes que organizam competições terão o apoio de Assis?
ASSIS – Espero traçar um plano com os desportistas em geral para que eles não fiquem competindo entre si, agente deve ter um calendário para quando estiver acontecendo uma competição não tenha outra paralela, as vezes tem duas finais e o atleta que joga nas duas não sabe para qual vai e se a gente tiver um planejamento vai dar para contemplar a todos de forma bem racional e todo mundo fica satisfeito, mas garantimos investimento nesta área ai.
ES – Adec que é uma entidade que representa Coité em competições estaduais e regionais, como vai ser o apoio a essa entidade?
ASSIS – Eu tenho certeza absoluta que todos que fazem a ADEC no final do meu governo vai dizer que foi o prefeito de Conceição do Coité que mais investiu na entidade, eu tenho uma simpatia muito grande pela ADEC e sei o trabalho que desenvolve no esporte feminino, masculino, confio na equipe da ADEC enfim eu posso dizer que a ADEC vai ter um tratamento que nunca teve da parte da prefeitura.
ES – Para terminar, o que o desportista deve esperar do prefeito eleito Assis?
ASSIS – Espere organização, seriedade, um calendário montado com a participação de todos que fazem esporte em Conceição do Coité e esperem que as escolas participem muito fortemente de competições esportivas, revelem atletas, apõem atletas e quem sabe trazer de volta a escola atletas, me preocupa ver pessoas que se destacam no esporte e que tem baixa escolaridade e quando acabam as forças físicas para praticarem esportes acabam na sarjeta, viram alcoólatra e morrem no total anonimato. Então espero que a educação de Coité caminhe lado a lado com o esporte e que a gente possa valorizar e respeitar todos os desportistas deste município.