O deputado Osni Cardoso (PT) pediu, em indicação encaminhada ao governador Rui Costa, a inclusão das clínicas oftalmológicas, óticas e afins como serviços essenciais na Bahia. Ao defender a medida, o petista destacou que os atendimentos médicos desses profissionais se fazem essenciais para a população.
“Neste sentido”, disse o autor da indicação protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), “as clínicas oftalmológicas e óticas se tornariam essenciais, de modo que, durante a pandemia e na existência de medidas restritivas e fechamentos de comércios, esses serviços continuariam abertos, por ser de extrema necessidade para a população”.
Para o deputado, é necessário reconhecer a necessidade de cuidados com os olhos, bem como a importância do oftalmologista para a identificação e prevenção de doenças oculares. “Por isso, se faz de grande importância a presente indicação, além dos serviços médicos, como consultas e exames, as óticas também devem ser consideradas serviços essenciais, visto que a necessidade de compra de óculos e afins para a saúde ocular”, concluiu ele.