Foto extraída do blog Memórias da Bahia, do portal Ibahia.com |
No Campo da Pólvora, Zuza reuniu os amigos e dividiu o grupo em dois times. Em seguida, ele marcou o gol com duas pedras e deu início à prática do futebol no Estado.
Os anos seguintes foram marcados pela adaptação ao novo esporte. Ainda sem regras próprias, os praticantes utilizavam algumas regras oriundas da Europa.
Em 14 de setembro de 1913 era fundada a Federação Bahiana de Futebol. A entidade organizou o esporte e, deu continuidade ao Campeonato Baiano e criou outras competições que caíram no gosto popular.
Pela entidade, passaram diversos dirigentes, que contribuíram para a fomentação do futebol na Bahia. Entre eles estão nomes como Degrimaldo Miranda, Emanoel Hassellman, Carlos Alberto de Andrade, Márcio Matos, Orlando Gomes, Raimundo Magaldi, Raimundo Viana, Antônio Pithon, Marcos Andrade e Virgílio Elísio.
Em 2001, assumiu a presidência da FBF o conquistense Ednaldo Rodrigues Gomes. De lá pra cá, o trabalho do dirigente à frente da entidade não se limitou à prática profissional. Competições de alto nível são realizadas desde a categoria Sub-12, passando ainda pelo futebol feminino e o futebol amador, que sempre foram destaques com a revelação de grandes craques que marcaram a história do futebol brasileiro no mundo. Vale lembrar, que o cunho social não ficou esquecido. Inúmeros jovens carentes foram tirados das ruas e desviados dos caminhos do crime com o incentivo à prática do esporte.
Neste sábado (14), essa história de sucesso e dedicação ao futebol baiano completa invejáveis 100 anos. Um centenário marcado por dificuldades e desafios superados, glórias conquistadas e que deixa uma certeza para o torcedor e os clubes e Ligas Desportivas baianas: a Federação Bahiana de Futebol (FBF) trabalhará sempre pelo fortalecimento de seus filiados, buscando diariamente oferecer maiores condições a todos que estão envolvidos e imbuídos no crescimento do futebol baiano. Novos projetos serão criados, de forma direta ou indireta, sempre prezando o aperfeiçoamento do ser humano.
Confira a baixo as competições organizadas e apoiadas pela FBF na atualidade:
Com o Campeonato Baiano Profissional da 1ª Divisão, Campeonato Baiano da 2ª divisão, Campeonato Baiano Sub-20, Campeonato Baiano Infantil e Juvenil, Campeonato Intermunicipal, Copa Governador do Estado, Campeonato Baiano Feminino e o Torneio Seletivo, além das Copas Regionais de seleções adultas, organizadas pelas ligas municipais, Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17, elaborada pela Sudesb com participação anual da seleção brasileira de base, Campeonatos Regionais Sub-12 à Sub-15, promovidas pelo Esporte Clube Vitória e a Copa Salvador de Futebol Dente de Leite em parceria com a prefeitura, a FBF busca inserir o futebol no calendário esportivo do estado. Informações da FBF