Ano de 2014 não começou bem para o tricolor de Aço , como é conhecido o Esporte Clube Bahia.
A crise que passou o Bahia no final do ano passado, correndo o risco de cair para a segunda divisão do futebol brasileiro, achava que serviria de lição para uma mudança no time, mas isso não aconteceu.
Começou o ano, novos planos, as a equipe inicia o campeonato do nordeste sofrendo um goleada para o o CSA de 4 a 1, muitos acharam que era simplesmente a estréia, mas o Bahia foi eliminado na 1ª fase do Nordestão.
Para aumentar a cise no Fazendão, o tricolor perdeu na sua estréia no campeonato baiano, perdendo para o Galícia, que depois de 18 anos voltou a vencer o Bahia. Neste domingo dia 09 de fevereiro após a derrota a torcida saiu reclamando e exigindo mudança de imediato no time.
A equipe do Bahia não pode cobrar muito do elenco, pois está com 3 meses de salário atrasado, não pagou dezembro e janeiro, além de não acertar ainda o 13º. A diretoria já está pensando em trocar o treinador Marquinhos, maso importante agora é pagar os salários atrasados para depois cobrar mais empenho no time se houver necessidade. Uma grande motivação para o Esporte Clube Bahia neste momento é dinheiro no bolso dos seus funcionários.