A entidade máxima do desporto valentense está sob nova direção a partir de sábado (19). Num clima de muita tranquilidade e confraternização a Liga Desportiva Valentense realizou as eleições para a escolha da nova diretoria que comandará o futuro do esporte do município pelos próximos três anos. A cerimônia foi dirigida pelo ‘professor’ Manoel Carlos na acanhada sede da entidade localizada a Rua João XXIII, ao lado do Detran. Sem espaço suficiente para comportar o grande numero de pessoas, muitos acompanharam o pleito do lado de fora.
Como já era esperado, Aleksim Oliveira foi eleito como novo presidente. O candidato chapa (única) “Unidos pelos Desportos de Valente” recebeu 12 votos favoráveis. Houve ainda 01 voto contrário e 01 abstenção. Seguindo o Estatuto, a votação foi secreta.
O primeiro clube a votar foi o MFC. Ainda que com a clavícula fraturada desde o último 14, o presidente Zé Vaço entrou na gabine de sufrágio às 09h22. Uma hora do fim da votação 12 agremiações já haviam votado. Os dois últimos foram Flamengo de Queimada do Curral América de Valilândia respectivamente.
Campeão do último campeonato valentense, União de Encruzilhada foi o 5º a votar. O Azulão se apresentou com dois presidentes, Gerson e Cal. Votou o primeiro, cujo nome aparece como representante lega no livro de Ata da Liga.
Votaram:
América - Edson Costa
Arsenal - Amauri
Bahia - Rone
Cabochard - Reizinho
Flamengo Juazeiro - Netinho
Flamengo de Queimada do Curral - Eduardo
Ipiranga - Ailton
MFC - Zé Vaço
Ponte Preta - Lazo
Real de Santa Rita de Cássia - Marcone
Rio Branco da Santana - Betão
Vitória das Populares - Frijo
VFC - Deivid
União de Encruzilhada - Gerson
Candidato único e com a vitória praticamente assegurada, Aleksim Oliveira chegou a sede da LDV às 09h55, acompanhados de membros da chapa que vai administrar o esporte do município no triênio 2013 a 2015.
O evento também atraiu diversas autoridades do município, nas pessoas do Prefeito Ismael Ferreira, que chegou minutos antes da apuração, sua equipe de governo e os vereadores Gabriel Mota (Presidente da Câmara) e Leninha, autora do projeto que instituiu a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte.
Após a divulgação do resultado, discursaram o ex-presidente Manoel Carlos, o eleito Aleksim Oliveira, o Diretor de Esportes e Cultura da prefeitura Alberto Araújo, Gabriel Mota Presidente da Câmara, Djalma Neto dirigente do Flamengo do Juazeiro e por último o prefeito Ismael Ferreira.
O tom do discurso foi praticamente o mesmo. Corrigir os erros passados e alavancar o desporto valentense como um todo e “não somente o futebol” como defendeu Aleksim.
Texto e fotos: Gui Oliveirah